sábado, 30 de janeiro de 2010

PROJETO LEITURA

                                                                      


Área Temática: Livro Infantil

Tema: Leitura Prazerosa

Séries: Educação Infantil

Previsão de Tempo: 2 meses –

Duração das aulas: em torno de 2 horas semanais





Introdução

O projeto do livro infantil é de suma importância para a Educação Infantil no que se infere trabalhar a literatura infantil, a escrita e a oralidade, desenvolvendo nos alunos o cuidado com os livros a importância da leitura.

Este projeto será realizado com todas turmas da Educação Infantil do Centro Educacional “Pequeno Mundo” num período de 4 semanas e terá a culminância com uma apresentação dos alunos sobre o que foi pesquisado.



Justificativa

A área temática foi escolhida para incentivar os alunos a se interessarem pela leitura, trabalhar a oralidade e conhecer os autores e a importância de preservar o livro.



Problematização

A escolha da temática ocorreu devido à programação da escola, onde estão planejados alguns eventos. Em abril haverá um evento em que os alunos deverão apresentar um trabalho aos pais. Com isso, ao pensar em um tema e por ser uma turma de Educação Infantil que irá realizar tal demanda, foi decido realizar um projeto sobre livro infantil.

Esta temática surge da importância de trabalhar com esse público alvo a necessidade de promover o gosto pela leitura, a importância de conservar o livro para que sempre possam utilizá-los.



Área de Abrangência

Para realização deste projeto iremos trabalhar com as disciplinas de Português, Matemática, História, Artes e outras que se fizerem necessário durante a realização do projeto.



Objetivo Geral

Trabalhar a oralidade, a importância da leitura e a preservação dos livros.



Objetivos Específicos

• Conhecer alguns autores da literatura infantil;

• Aprender a importância da leitura na vida escolar;

• Incentivar o cuidado com o livro;

• Confeccionar livros escritos pelos alunos;

• Trabalhar a oralidade dos alunos;



Desenvolvimento (Metodologia)

Ao iniciar o projeto se torna necessário conversar com os alunos para verificar o que eles pensam sobre os livros infantis. Durante a conversa sobre os livros o professor pode questionar se eles sabem os nomes dos autores desses livros, caso afirmativo, se conhecem a história de sua vida e quais foram suas obras.

É importante deixar todas as crianças falarem e através destas falas o professor deve ir anotando os assuntos mais relevantes que servirá como avaliação no final do projeto.

Após este primeiro contato, o professor deve anotar os nomes dos autores que os alunos falaram e numa próxima aula levar os livros para sala de aula.

Na segunda aula o educador deve deixar os alunos manusearem os livros e registrar os comentários que irão surgir durante esse primeiro encontro. Posteriormente deve-se abrir uma roda para conversar sobre os autores e livros selecionados. O professor pode pedir aos pais dos alunos que pesquisem sobre a biografia destes autores.

Em um outro momento, o professor irá fazer as leituras dos livros, juntamente com os alunos, e sempre ao final de cada leitura deixar que os alunos recontem a história como entendeu e criar desenhos sobre o que ouviram.

É importante trabalhar a concentração dos alunos para a leitura dos livros (no cantinho da leitura) e a oralidade dos mesmos.

Num segundo momento, após terem lido os livros e conversado sobre o autor, o professor irá auxiliar os alunos na confecção dos livros. Estes livros podem ser individuais ou em grupo. É importante destacar a importância desta criação mostrando ao aluno que agora ele será o autor do livro. Para a turma que ainda não está alfabetizada o professor deverá escrever, porém deixar que o aluno conte a história e crie os desenhos.

Num terceiro momento, o grupo irá selecionar os livros que foram lidos para a apresentação no dia do evento, criando painéis sobre os livros e autores. Podem, também, criar uma peça de teatro sobre o livro. Além disso, irão preparar os livros criados por eles para a exposição.

A avaliação será contínua, onde o professor deve estar atento as atividades dos alunos e interesse pelo projeto.



Possíveis atividades a serem desenvolvidas

- Pesquisas;

- Regras e combinados.

- Relatos orais;

- Teatro;

- Música;

- Confecção de livros



Onde pesquisar?

Para coleta de informações irão ser utilizadas pesquisas em livros e internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.