sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PROJETO: "BRINCANDO COM A CULTURA POPULAR"


Professora:
Execução:
Infantil  :

TEMA: Cultura popular infantil: brincadeiras, cantigas de roda, adivinhações, parlendas e trava-línguas.

OBJETIVO: Estimular o reencontro com a cultura popular brasileira, através das parlendas, trava-línguas, brinquedos e brincadeiras possibilitando promover as diferentes linguagens, o lazer, o físico intelectual e trocas afetivas, proporcionando o encontro com a nossa cultura, favorecendo o gosto pela linguagem poética.

JUSTIFICATIVA: O trabalho com parlendas, trava-línguas e brincadeiras desenvolve a comunicação oral, a linguagem e a discriminação auditiva, possibilitando aos alunos o confronto com algumas dificuldades ainda apresentadas na fala, nesta faixa etária, como trocas e omissões de letras.


DURANTE O PROJETO FORAM REALIZADAS ATIVIDADES COMO:

 o MÚSICAS: Escravos de Job, Pimponeta, A canoa virou, A Linda Rosa Juvenil, Capelinha de Melão...

o BRINCADEIRAS: passa anel, sapata, esconde-esconde, cabra cega, telefone sem fio...

o Uso da informática para ilustrar e gravar as parlendas e trava-línguas pesquisadas.

o ADIVINHAS

o VERSOS

o LENDAS

 "As brincadeiras folclóricas por serem criadas pelas crianças, correspondem as suas características evolutivas.

Brincadeiras para os pequenos são mais ricas em fantasia e mais afetivas enquanto que para os maiores há uma maior exigência competitiva(...)

O brinquedo e as brincadeiras folclóricas ocorrem em forma cíclicas.

Época das 'bolinhas', do 'arco', da 'funda', etc."

Paulo Inocente da Silva

 Parlendas são versos de cinco ou seis sílabas, recitados para entreter, acalmar, divertir, escolher quem inicia um jogo ou aqueles que devem tomar parte da brincadeira.

Trava-língua são parlendas que apresentam dificuldades na pronúncia de suas falas.

1- Regrinhas mágicas

Meu animalzinho

Dentro do aprendizado de cidadania e bom comportamento social, pode-se incluir a relação que as crianças têm com seus animaizinhos de estimação. Peça para elas levarem uma foto ou um desenho de seus animaizinhos e faça uma exposição na classe.

Em uma aula, cada um pode falar sobre seu bichinho e, aqueles que não tiverem um animal de estimação podem falar qual gostariam de ter ou por que não gostariam de ter e por quê.

Obs.: Nenhuma criança é obrigada a gostar de animais. Se alguma delas disser que não gostaria de ter um, aceite a resposta naturalmente. O importante é que todos saibam que devem respeitar qualquer ser vivo.

 2- Projeto Parlendas

Versinhos no dia-a-dia

Na matéria Dentro e fora da sala de aula, classificamos quatro tipos de parlendas: para brincar com as mãos, com gestos, parlendas de escolhas e parlendas para brincadeiras de som, silêncio e controle do corpo. Obviamente que existem muitas outras e também inúmeras maneiras de se brincá-las ou de trabalhá-las em classe. Abaixo, você encontra outras duas sugestões de parlendas para brincar com os alunos. O importante é exercitar ritmo, sociabilizar as crianças e trabalhar a cultura popular.

Parlenda:

Tigelinha

Tigelinha de água fria

Quem te pôs na prateleira,

Foi os olhos de Maria,

Que chorou segunda-feira.

Como brinca:

As crianças formam um semicírculo. Uma delas é escolhida para comandar a brincadeira (todos os alunos podem assumir esse papel, um de cada vez). Essa criança fica de frente para as outras no semicírculo e vai “cantando” a parlenda. No ritmo, vai apontando para os colegas. Quando a parlenda terminar, a criança que estiver sendo apontada neste momento vira de costas até o mesmo acontecer com todos. Vence o último aluno a ser apontado.

Parlenda:

A mulher e o sapo

A mulher matou o sapo

Com a sola do sapato

O   sapato encolheu

A mulher morreu

E o culpado foi aquele

Que se mexeu.

Como brinca:

Nesta brincadeira, todos recitam juntos a parlenda.

As crianças ficam em uma roda ou espalhadas e, conforme forem recitando,   fazem movimentos livres ou dançam. Ao final da parlenda, todos param com “estátua”.

Confira outras parlendas e versos do folclore brasileiro para trabalhar no cotidiano escolar:

Bambalalão ,

Senhor capitão,

Espada na cinta

Cinete na mão.

Sete e sete são catorze,

Com mais sete vinte e um.

Tenho sete namorados,

Mas não gosto de nenhum.

Eu sou pequenininha

Do tamanho de um botão.

Carrego papai no bolso

E mamãe no coração.

Saci pererê

De uma perna só

Pitou no pito

Da minha avó.

 3- Música e relaxamento

Esta atividade de relaxamento foi elaborada pela Regente Coral Gisele Cruz e ajuda a trabalhar equilíbrio, coordenação e trabalho em equipe.

Local : sala sem cadeiras

Materiais necessários:

Lençol ou pano grande e uma bolinha de borracha ou de plástico.

(Se possível, um aparelho de som )

Tempo médio da atividade : 5 minutos.

Desenvolvimento:

As crianças fazem um círculo e cada uma segura um pedacinho do tecido de maneira que ele seja sustentado por todos. Ao som de uma música (ela pode ser tocada no aparelho de som ou cantada pelo próprio grupo), os alunos devem   deixar a bolinha correr, balançando o lençol. A bolinha não pode cair para fora do lençol.



Sugestão de livros para Educação Infantil:

  1- Quer uma mãozinha? Aprendendo sobre a colaboração

Uma menininha aprende a importância de ser ajudada e de colaborar com os outros nesse volume da Coleção Valores, que sempre aborda temas de cidadania e bom comportamento social. O livro traz dicas para pais e professores e dicas de como trabalhar a obra na escola.

Autores: Claire Llewellyn e Mike Gordon

Editora: Scipione

Número de páginas: 32


2- Por favor, obrigado, desculpe

O atrapalhado hipopótamo Dudu não dá muita atenção às boas maneiras. Mas seu amigo Leopoldo, um gambá, o ensina a se comportar melhor em diversas situações, como no parque e na casa dos amigos. Uma história divertida e ricamente ilustrada para transmitir a noção de boa conduta social.

Autores : Becky Bloom e Pascal Biet

Editora: Brinque-Book

Número de páginas: 32


3- Papai é quase um herói!

Para toda menina, o pai é um herói, mesmo que ele jure que é apenas um homem comum. A autora, além de escrever, também ilustrou essa história de carinho e companheirismo que tem tudo a ver com o mês do Dia dos Pais. Ideal para crianças em fase de pré-alfabetização.

Autora: Aline Abreu

Editora: Difusão Cultural do Livro

Número de páginas: 16


4- Sons divertidos no engarrafamento

Recomendado para crianças de a partir de 3 anos, esse livro cheio de lindas ilustrações em pop up emite sons que parecem de um engarrafamento de verdade! Conta a história de um ursinho que fica preso com seu pai em um trânsito cheio de outros bichinhos e seus meios de transporte.

Autora: Beth Harwood

Editora: Brinque-Book

Número de páginas: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.